Lisboa: Relato de Viagem

  As ruas de Lisboa                                             

Arco Triunfal da rua Augusta

Saindo do porto de Lisboa, já é notável a movimentação de pessoas. Diversos ônibus de excursão e motoristas de Tuk Tuk espreitando os turistas. Os Tuk Tuks, os bondes que circulam pela cidade e as clássicas casas com azulejos, transformam Lisboa em um lugar único, e o diferencia do restante da Europa.

Tuk Tuk

Andando em direção ao centro, encontrei diversas lojas de souvenirs. As lojas em sua grande maioria são parecidas, possuem imãs, cartões postais, copos etc.

Lisboa me trouxe a sensação que estava andando em uma época antiga. As suas vielas coloridas, e principalmente as lojas que parecem sair de uma novela de época. Mas falando na arquitetura de Lisboa, é impossível não comentar dos azulejos nas casas, tornam a cidade em uma vista única! Os azulejos são tão famosos por lá, que nas lojas de souvenirs além de encontrar azulejos para vender, existem os imãs feitos de azulejos. Pesquisando sobre, descobri que existe um Palácio abandonado, localizado em uma rua de  Lisboa, que teve suas paredes esburacadas pelo roubou de azulejos. Muitos destes azulejos roubados foram vendidos para turistas, que compram de recordação. 

Quadros feitos com azulejos.

Portugal é um país religioso, e isso reflete muito em Lisboa. A cidade é repleta por lindas igrejas e muitos artigos de santos pelas lojas. Além de trazer a sensação de um lugar antigo no tempo, com lojas de conservados e queijos, vinho, pastel de Belém e o bacalhau que são bem típicos de Portugal. 

Lojas que passam sensação de Época.

Não muito longe do porto, está a praça do comércio, um dos pontos turísticos de Lisboa.
A praça é de fato bem bonita, com a estátua do rei Dom José I e o Arco Triunfal da rua Augusta, que liga a entrada da rua Augusta. 
Nesta rua já começa o movimento para o centro, com diversos restaurantes de comidas típicas portuguesa e lojas de roupas e marcas.
O que torna a viagem singular é experimentar e participar da cultura do país! Os restaurantes dão a oportunidade de conhecer a culinária local.

Praça do Comércio

O que mais gostei na minha visita a Lisboa, foi a liberdade que senti naquele momento. O meu turismo pela Europa foi um pouco diferente, viajei trabalhando em um navio de cruzeiro! E naquele momento estava precisando de um momento de paz! Estava um dia de sol, e comecei a andar pelas vielas da cidade, foi tão lindo ver a arquitetura, os bondes passando e as igrejas em cada canto. 
Há também pela cidade muitos imãs e souvenirs de galo! É o Galo de Barcelosdescobri que se trata de uma lenda de Portugal, que acabou se tornando um folclore e símbolo do país.

O que torna minha experiência especial como tripulante, é a vista que tenho das cidades pelo mar. E a saída de Portugal foi uma das mais marcantes. Alguns tripulantes se juntaram na nossa área aberta para ver a partida do navio por Lisboa. Passamos por baixo da Ponte 25 de abril. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A morte e o viver.

Me Reencontrando.